top of page

como tirar fotos de um ambiente para projeto.

Vamos te dar 4 dicas simples para você não deixas nenhum detalhe faltando na hora de mandar o seus levantamento fotográfico.


#1 Comece fazendo uma planta baixa simples.

Não precisa ser um desenho exato, só um rascunho onde você vai anotar as medidas. Marque e numere os locais onde você tirou as fotos. Depois numere os arquivos das fotos com os mesmo número, isso facilita para quem não conhece o local.

#2 Faça panorâmicas.

Panorâmicas são as fotos 180 graus, aquelas que você vai da esquerda para a direita tirando várias fotos mudando lentamente a posição da foto. Tire diversas fotos para todas as direções em sequência, sobrepondo uma pequena parte de cada foto para não deixar lacunas entre um foto e outro.



Muitos celulares tem modo panorâmico o que ajuda muito.

#3 cubra os quatro cantos do ambiente.

Para quem nunca esteve no terreno, ou está fazendo o projeto sempre surgem dúvidas de algo que não ficou claro de um ponto de vista. Então se uma sala/terreno tem 4 paredes/faces, se encontre em cada um delas e tire 4 panorâmicas.



Fique atento a pontos cegos. No nosso exemplo, percebemos que o canto onde temos a palmeira talvez tenha ficado sem uma das vista e neste local podemos ter um ponto cego. Faça uma panorâmica de um ponto que cubra essa vista.


#4 atenção a todos os detalhes.

Depois que você foi até uma das paredes/ faces, fez a panorâmica, não se mova, e observe se há detalhes relevantes (pisos, vegetações, postes, caixas, buracos, etc). Desde mesmo lugar onde você está, faça um zoom e tire fotos bem aproximadas desses detalhes.




Se ficou com dúvidas deixe comentários.

bottom of page