top of page

8 dramas de quem quer ter uma piscina.

Depois de tantos projetos e tantos clientes listamos aqui alguns dos muitos dramas e rebatidas rápidas que todo arquiteto paisagista deve ter na ponta da língua.


#1 Não precisa ter espaço !!


As piscinas não precisam ser grandes, precisa expressar estilo de vida e serem versáteis. As vezes o que você precisa é uma piscina bonita para convidar os amigos para ficar sentado dentro a aguá, uma prainha para pegar sol, ou uma raia para nadar.


#2 A piscina é parte de um todo.



A pior coisa para um paisagista é ver um tanque sem escada, sem prainha, sem spa encostado na parede de frente para um pátio seco. Deixe sempre uma floreira, ou canteiro de 50 a 90 cm para plantar vegetações e deixe uma borda de uns 40cm para a pessoa caminhar e dar manutenção nessas vegetações.


#3 azul não é a cor mais quente.



Essa história de que casa com piscina cores escuras, ou verde não vende é papo furado. Cada vez mais novos materiais, cores, texturas estão disponíveis no mercado. Inove, você pode revestir toda piscina com pedras e pastilhas, talvez dê manutenção a longo prazo nas bordas, mas o resultado vale. Para esse tipo de piscina vale usar iluminação cor âmbar.


#4 quer borda infinita? lembre-se da calha.




Muitos projetistas pecam na hora de detalhar a calha da borda infinita e fazem um monstrinho com um chanfro, ou uma calha enorme. A calha pode ser estreita desde que seja funda. Pode ser preenchida com seixo, ter uma grande, usar pedras que permitam passar água. Se te falarem que precisa ter reservatório, procure outra empresa.


#5 ...e aquelas coberturas móveis?



Tenha em mente que cobrir a piscina com decks geram manutenção constante, os trilhos precisam ser lubrificados e depreciam o piso. Se você deixar o deck sobre a grama ela morre, ou fica feia. Então a solução tem que ser bem aproveitada, pensada, projetada e muito bem executado. Use Steel frame na estrutura para tornas o deck mais leve.


#6 pense nas bordas, digo, normas.


Entenda os porquês das normas de acessibilidade nas piscinas e use elas a seu proveito. Bordas altas conformando bancos podem tornar piscinas mais seguras para crianças pequenas e confortáveis para sentar. Lava-pés, piscinas infantis e prainhas podem ser elementos de transição e composição. Escadas com degraus largos construídos e barras de apoio podem ser excelentes elementos de destaque. Pensar nesses condicionantes desde o começo agrega valor e segurança.


#7 seja criativo com as casa de maquinas



Já que você vai escavar, preveja casas de maquinas em baixo dos deck com isolamento acústico, ou longe escondida com vegetação. As bordas transbordantes precisam ter sifões na altura na lamina d'água que podem ser escondidos na vegetações.


#8 Sempre deixe esperas para aquecedor.

Trocadores de calor são caros e mais caro é refazer tudo para instalar eles, então lembre-se que eles são enormes, barulhentos, feios e precisam ser escondidos. Não vai fazer, pense que o próximo morador pode querer e deixe as esperas. O próximo morador pode ser você.


Achou uma roubada ? use aquecedores solares.



bottom of page