top of page

Pergolados: funcionalidade, durabilidade e estilo.

Rústicos, modernos, de ferros, ou madeira. Além de te proteger do sol ainda criam um conforto e aconchego para ambientes de estar ao ar livre. Essas estruturas tem apenas três peças então ai vão três detalhes que fazem toda a diferença.



#1 Ripados / funcionalidade.

Ripados ajudam a te proteger do sol, mas madeiras muito finas tendem a envergar, ficar tortas, ou rachar. Por isso é importante que, quanto mais fina uma peça de madeira tiver, mais pontos de fixação ela deve ter. Porém, quanto mais pontos, mais frágil ela se tornará.


No caso de soluções baixo custo, ou rusticas evite perfurar as peças, fixe as peças com parafusos auto-brocantes finos o compridos. Cana, bambu, ou taquara tem pouca vida útil, mas tem muito charme, então arramar com arame pode ser o suficiente.


#2 Pilares / durabilidade.

Don´t touch this !!! São inúmeras as patologias que podem surgir ao encostar um pilar no chão, principalmente causadas por umidade. Abaixo você pode ver duas soluções, uma em aço bastante refinada e um detalhe bem básico.


#3 Vigas / estilos.

Simplifique, o encontro das peças e suas proporções geralmente são o que fazem a diferença entre uma solução bonita e uma feia. composições formando caixotes, com peças retas se encontrando em junções lisas e simples são mais difíceis de ficarem feias



A Home Garden pode fazer um projeto de pergolado para você por menos de R$500,00, envie um email para vert@vertpaisagismo.com.br com fotos, medidas e uma pequena ideia de como você quer.





bottom of page